Ilustração: O Estudo do Fator Humano

O Estudo do Fator Humano

Comportamento humano, Música e Animação

Foto Adoniro Barbosa durante fórum

Conhece-te a ti mesmo e Principalmente aos Outros

O RHDebates traz para 2017 um time especial de palestrantes. Dando início ao ciclo, o primeiro convidado foi o parceiro de muitos anos, Adoniro Barbosa, especialista em RH, que realizou na última quinta-feira, 16 de março, no auditório da Amil, na Barra da Tijuca, a palestra “Conhece-te a Ti Mesmo e Principalmente aos Outros”.

Adoniro trouxe para debate a importância do autoconhecimento e de conhecer o outro, identificando o seu perfil dominante, com a finalidade de criar Rapport, ou seja, entrar em sintonia com o outro, prestando genuína atenção nele, se interessando pelo o que ele se interessa, para desenvolver um relacionamento de confiança.

Com música ao vivo, interação com o público e dicas de como utilizar melhor o sistema de compreensão objetiva do comportamento humano, a palestra proporcionou uma agradável manhã repleta de conhecimento.

Abaixo você encontra as diretrizes apresentadas por Barbosa para reconhecer os perfis dominantes:

  • Adoniro durante a palestraA primeira maneira de conhecer os tipos comportamentais é observando os gestos, o tom de voz, a forma de se vestir e as atitudes da pessoa. Ressaltando que a expressão corporal capta 55% da atenção do ouvinte;
  • Dentro desse estudo existem duas variáveis do comportamento humano: o grau de determinação e o grau de emotividade;
  • A partir das variáveis acima é possível identificar os perfis: analíticos, realizadores, amáveis e expressivos. Mas lembre-se que o ideal é conseguir perceber os perfis observando, sem perguntar diretamente para o outro. Para isso conheça melhor sobre cada perfil:
    • O perfil analítico possui baixa emotividade e baixa determinação. São pessoas que gostam dos detalhes, são concentradas e criteriosas, têm gestos reflexivos, tom de voz linear, usam roupas neutras e sob pressão costumam postergar as decisões, afinal eles querem as coisas bem feitas. Para se relacionar com este perfil é preciso ser minucioso e apresentar fatos;
    • O perfil realizador possui baixa emotividade e alta determinação. São pessoas que querem resultados rápidos, têm gestos impositivos, tom de voz firme, se vestem com roupas formais e são autoritários quando estão sob pressão. Para se relacionar com este perfil você precisa ser assertivo, apresentar resultados, sem enrolações.
    • O perfil amável possui baixa determinação e alta emotividade. São pessoas que agem com emoção, oferecem apoio e precisam do apoio do outro, são confiáveis, têm gestos não agressivos, tom de voz suave, usam cores e roupas discretas e quando estão sob pressão aceitam. Para se relacionar com este perfil você precisa demonstrar estima, carinho e familiaridade, apresentar garantias e dar apoio nas soluções;
    • O perfil expressivo possui alta emotividade e alta determinação. São pessoas que dificilmente passam despercebidas, gostam da notabilidade, são briguentos e lutam pelos direitos deles e do outro, têm gestos largos, tom de voz vivo e se vestem com roupas e cores alegres. Para se relacionar com este perfil você precisa dedicar atenção exclusiva, evitar enfrentamentos, buscar oportunidade para dar reconhecimento e agir com mais assertividade.
2 interações
  1. Neide
    Neide disse:

    Adorei a palestra de hoje conhece-te a ti mesmo foi muito dinâmico e participativo adorei vou recomendar para a minha empresa, para que tenha uma palestra assim muito bom! Amei!

    Responder

Deixe seu comentário

Quer compartilhar suas ideias?
Contribua!

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *