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LV FÓRUM RHDEBATES

“O comportamento como aliado na gestão de pessoas”

A crise que se instalou no país impactou fortemente a economia e provocou uma série de alterações na sociedade que precisou se adequar aos novos tempos. Para encerrar o ano vamos analisar e discutir as mudanças necessárias para vencer novos desafios que surgiram no que se refere à gestão de pessoas. Para tanto convidamos Adriana Araújo e Alexandre Paixão para apresentar sugestões, analisar perspectivas e soluções através de experiências lúdicas e dinâmicas. Participe dos debates, troque experiências.

No dia 23 de novembro temos um encontro marcado no auditório da Amil! E você, diante deste cenário, sabe o que deve fazer o Gestor de Pessoas?

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LIV FÓRUM RHDEBATES

“Sua empresa já está preparada para o eSocial?”

Foto da palestrante Beatriz Neves

Beatriz Neves

Na agradável manhã desta quinta feira, 28 de setembro, realizou-se o LIV RHDebates com o tema “Sua empresa está preparada para o e-Social?”.

A palestra conduzida brilhantemente pela especialista em folha de pagamentos da ADP Beatriz Neves, transcorreu de forma leve e agradável, apesar do perfil técnico envolvido, sem deixar de observar aspectos legais e processuais de importância e relevância.

A presença do Consultor Rodrigo Rodrigues de Oliveira, da EY, que discorreu sobre o EFD Reinf, foi um verdadeiro bônus para os participantes do nosso fórum.

O PP com a palestra será disponibilizado pela ADP a todos os inscritos bem como um vídeo sobre o tema.

Ao final da palestra foram sorteados dois brindes da ADP (Viva Experiências).

A grande presença de um publico seleto e interessado foi muito elogiada pelos palestrantes que se entusiasmaram com o evento.

Impossível não fazer uma ultima referencia ao buffet impecável, servido na abertura e no encerramento de mais um RHDebates.

O profissional de Facilities do Futuro

“O profissional de Facilities do Futuro”

O profissional de Facilities do FuturoNo ultimo dia 20 de julho realizamos mais um fórum RHdebates, desta vez com Edson Sanromã, que apresentou o tema “O Profissional de Facility do Futuro”.

A presença de um excelente público, com a presença marcante de muitos jovens estudantes de administração e recursos humanos, que com certeza serão nossos profissionais do futuro, ajudou a formar um clima muito especial para aquela manhã de inverno do Rio de Janeiro.

Além dos jovens, nossa plateia também contou com profissionais de destaque na área de Facility que vieram prestigiar e engrandecer a palestra do Edson, sem contar com inúmeros de nossos frequentadores habituais.

O profissional de Facilities do FuturoDurante sua explanação podemos destacar as seguintes afirmativas e ensinamentos ofertados no decorrer da palestra:

  • A muitos anos esse profissional vem dando suporte total para as empresas, mesmo sem ser notado o Gestor de Facilidades, está ali pronto para te atender.
  • Manter, limpar, planejar, operacionalizar são algumas das funções desse gestor.
  • Ainda precisamos evoluir nos processos de gestão desses serviços e os profissionais de FM estão buscando mais conhecimento a cada dia.
  • Pesquisas realizadas pela ABRAFAC mostram que essas atividades são executadas por cerca de 44% de engenheiros, 33% de administradores, 2% de arquitetos e os outros 21% por demais graduações.
  • Mudar a comportamento, migrando de um perfil técnico para um perfil de cunho comportamental é o principal caminho do profissional que gerencia todos os serviços necessários para um empreendimento, seja ele em áreas comuns, privadas e públicas.
  • Atualmente temos 2 referências entre o eixo Rio e São Paulo. Um MBA na AVM – A vez do Mestre RJ e outro na USP, que possui um perfil de engenharia.
  • Esse profissional deve conhecer de projetos, sustentabilidade, Financas, tributação e gestão de pessoas.
  • Profissionais de Facilities devem estar prontos para os novos desafios e nova tecnologia, pois estão chegando os drones e novas visões sobre gestão, e assim sendo a elevação desse nível de serviço os tornarão mais sábios e os serviços melhores deixando o cliente mais satisfeito.

O profissional de Facilities do Futuro

Ao fim da explanação seguiram-se inúmeras perguntas e indagações, bem como, o sorteio de alguns livros oferecidos pela Qualitymark e brindes ofertados pela nossa nova patrocinadora a ADP.

"O Futuro do Trabalho"

“O Futuro do Trabalho”

O Brasil passa por uma séria crise com alto índice de desemprego; mas os números começam a dar sinal de melhora e precisamos repensar o mercado de trabalho pós-crise.

Mudanças tecnológicas e culturais sempre nortearam o desenvolvimento dos espaços de trabalho, que estão acontecendo cada vez mais rápido, englobando cada vez mais pessoas. O efeito dominó desses avanços e as mudanças em massa possuem impactos significativos na forma como as pessoas vivem e trabalham em todo o mundo. A tecnologia, em particular, tem permitido aos funcionários uma maior sensação de liberdade, eficiência e conectividade sem as limitações tradicionais de tempo e lugar.

Em 19/05/2017 John Mackenzie irá apresentar as conclusões, de pesquisa realizada em vários países, inclusive o Brasil, quanto ao futuro do trabalho.

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Ilustração: O Estudo do Fator Humano

O Estudo do Fator Humano

Comportamento humano, Música e Animação

Foto Adoniro Barbosa durante fórum

Conhece-te a ti mesmo e Principalmente aos Outros

O RHDebates traz para 2017 um time especial de palestrantes. Dando início ao ciclo, o primeiro convidado foi o parceiro de muitos anos, Adoniro Barbosa, especialista em RH, que realizou na última quinta-feira, 16 de março, no auditório da Amil, na Barra da Tijuca, a palestra “Conhece-te a Ti Mesmo e Principalmente aos Outros”.

Adoniro trouxe para debate a importância do autoconhecimento e de conhecer o outro, identificando o seu perfil dominante, com a finalidade de criar Rapport, ou seja, entrar em sintonia com o outro, prestando genuína atenção nele, se interessando pelo o que ele se interessa, para desenvolver um relacionamento de confiança.

Com música ao vivo, interação com o público e dicas de como utilizar melhor o sistema de compreensão objetiva do comportamento humano, a palestra proporcionou uma agradável manhã repleta de conhecimento.

Abaixo você encontra as diretrizes apresentadas por Barbosa para reconhecer os perfis dominantes:

  • Adoniro durante a palestraA primeira maneira de conhecer os tipos comportamentais é observando os gestos, o tom de voz, a forma de se vestir e as atitudes da pessoa. Ressaltando que a expressão corporal capta 55% da atenção do ouvinte;
  • Dentro desse estudo existem duas variáveis do comportamento humano: o grau de determinação e o grau de emotividade;
  • A partir das variáveis acima é possível identificar os perfis: analíticos, realizadores, amáveis e expressivos. Mas lembre-se que o ideal é conseguir perceber os perfis observando, sem perguntar diretamente para o outro. Para isso conheça melhor sobre cada perfil:
    • O perfil analítico possui baixa emotividade e baixa determinação. São pessoas que gostam dos detalhes, são concentradas e criteriosas, têm gestos reflexivos, tom de voz linear, usam roupas neutras e sob pressão costumam postergar as decisões, afinal eles querem as coisas bem feitas. Para se relacionar com este perfil é preciso ser minucioso e apresentar fatos;
    • O perfil realizador possui baixa emotividade e alta determinação. São pessoas que querem resultados rápidos, têm gestos impositivos, tom de voz firme, se vestem com roupas formais e são autoritários quando estão sob pressão. Para se relacionar com este perfil você precisa ser assertivo, apresentar resultados, sem enrolações.
    • O perfil amável possui baixa determinação e alta emotividade. São pessoas que agem com emoção, oferecem apoio e precisam do apoio do outro, são confiáveis, têm gestos não agressivos, tom de voz suave, usam cores e roupas discretas e quando estão sob pressão aceitam. Para se relacionar com este perfil você precisa demonstrar estima, carinho e familiaridade, apresentar garantias e dar apoio nas soluções;
    • O perfil expressivo possui alta emotividade e alta determinação. São pessoas que dificilmente passam despercebidas, gostam da notabilidade, são briguentos e lutam pelos direitos deles e do outro, têm gestos largos, tom de voz vivo e se vestem com roupas e cores alegres. Para se relacionar com este perfil você precisa dedicar atenção exclusiva, evitar enfrentamentos, buscar oportunidade para dar reconhecimento e agir com mais assertividade.
O Executivo na Essência

O Executivo na Essência

A quantidade de livros que nos dizem como ser melhores pessoas, gestores e cidadãos é incalculável. Entretanto, mesmo com tanta sabedoria disponível pouco conseguimos no intuito de construir um “ser humano” melhor.

O Executivo na Essência resulta de extensa pesquisa sobre os motivos que nos levam aos piores comportamentos de gestão. E atribui nossos comportamentos disfuncionais aos impactos da evolução da espécie humana nos comportamentos diários de cada pessoa. Uma faceta até então inexplorada.

Ironicamente, Jorge Fornari, qualifica seu livro como “desmotivacional” ao contrário daqueles que prometem muito nos explica porque é tão difícil realizar mudanças pessoais. Vai ao âmago das nossas limitações genéticas-sociais, mas indica a única janela por onde a mente sadia pode respirar: a consciência.

Como você pode ver o último fórum de 2016 será muito interessante.

Estamos aguardando você, pois sua contribuição nos debates é muito importante.

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Anti-crise! Choque motivacional…

A palestra teve como objetivo provocar reflexões sobre a necessidade de mudança e adaptação aos novos tempos.

Auditório/Amil

Auditório/Amil

A crise é uma chance de despertar!

O novo consumidor, a tecnologia, a nova atmosfera de consumo induzem as organizações mexerem em suas metas, objetivos e planos estratégicos.

O mundo volátil, instável, complexo e ambíguo carece de pessoas e profissionais mais ousados, criativos, desprovidos de preconceito e polivalentes. A sensibilidade para as oportunidades que são geradas através de livros, filmes, experiências cotidianas e laborais que alavancam o espírito empreendedor fundamental para a sobrevivência no século XXI.

A inteligência relacional e a inteligência técnica são complementares, nunca excludentes, porém, aqueles que não conseguirem trabalhar suas atitudes de forma mais positiva e com maior alinhamento às pessoas, terá dificuldades de desenvolver uma vida mais promissora.

O Brasil viveu um período econômico melhor até 2014, em seguida viveu um 2015 terrível e um 2016 de total desespero para muitas organizações que por medo do que fosse acontecer, dispensou 12 milhões de empregados que foram obrigados a repensar sua forma de vida, trabalho, emprego e consumo.

O aprendizado é pela dor!

O ano de 2017 será de ajustes e 2018 a economia retomará seus investimentos com um brasileiro mais atento, preparado e empreendedor.

Para o reaquecimento dos negócios é fundamental uma dose de otimismo

Mauricio Werner

Maurício WernerAutor do livro publicado pela editora Qualitymark, “Enquanto uns choram, outros vendem lenço”, Maurício Werner apresentou casos de empresas de sucesso e empreendedores que atentos à toda mudança, atropelaram a crise e oportunamente fizeram crescer os resultados.

Conteúdo apresentado no Fórum: PPT

Liderança Estratégica no Contexto da Gestão Organizacional

foto 1-Claudius D'Artagnan-Liderança Estratégica no Contexto da Gestão OrganizacionalA prática da liderança no ambiente organizacional tem sido ao longo dos anos, uma tarefa desafiadora para profissionais cuja trajetória resultou na oportunidade de comandar pessoas.

Teorias, modelos, literaturas e lições de renomados especialistas e gurus são abundantes. Entretanto, há que se perguntar: Qual a razão da dificuldade de inúmeros líderes em consolidar ações que realmente resultem em eficácia na gestão de pessoas?

Creio que a complexidade em gerir pessoas está na natureza das relações e interações sociais, aliada ao crescente nível das expectativas dos liderados, decorrente do acesso progressivo às informações e, por conseguinte, ao conhecimento.

Resumindo, os liderados ficaram mais exigentes como afirma o especialista em liderança Preston Bottger, renomado professor do IMD- International Institute for Management Development. Diz ele: “…quanto mais os gestores avançam como líderes, mais terão que lidar com pessoas de alto calibre e que sabem muito bem como conseguir o que querem, e que são mais difíceis de gerenciar”.

Neste contexto, os requisitos de um líder não se atrelam impreterivelmente a sua formação acadêmica, ou mesmo, a experiência comprovada de suas habilidades e conhecimentos técnicos. Outros requisitos mais complexos são exigíveis no currículo de um líder. São colocamos à parte, requisitos (valores) hors concours denominados universais como: ética, caráter, honestidade, integridade….

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