Posts

A meritocracia é viável?

Como incentivar, premiar e destacar colaboradores éticos, capacitados e eficientes no Brasil de hoje? A meritocracia é viável?

Desde que conhecemos os métodos e processos de gestão por competências, entendemos que meritocracia é a melhor maneira de atuar com colaboradores nas organizações, visando não só o desenvolvimento de cada um, mas também o sucesso do negócio.

Quanto melhor o rendimento de um colaborador, melhor deve ser sua valorização e posição profissional? Geralmente aquele que alcança os melhores resultados é promovido mais rápido, mas a forma como estes resultados são alcançados é considerada? Há algum tempo venho me questionando sobre como esta meritocracia vem acontecendo nas empresas no Brasil de hoje. Toda bibliografia que temos no mercado traz o conceito e os processos que envolvem esta forma de premiar com base nos resultados que são obtidos durante as atividades realizadas. A bem da verdade, o potencial fica, de fato, esquecido ou postergado neste momento, pois o foco é no resultado. Muitas pessoas que são eficientes e eficazes diante de uma situação até então não vivenciada, e isso é potencial, acabam por não receberem o reconhecimento, o incentivo e o prêmio que merecem. Leia mais