Posts

Conversando sobre Grafologia

A Grafologia analisa, estuda e interpreta a personalidade e o temperamento das pessoas com o objetivo de identificar as suas qualidades, seus potenciais e, desenvolver ou reorganizar competências.

Os aspectos circunstanciais que envolvem a pessoa analisada e, principalmente, o objetivo a ser alcançado com o perfil devem ser considerados.

Muito embora a Grafologia seja uma ferramenta estudada e utilizada há séculos, a maioria das pessoas acredita que ela surgiu há poucos anos. Cito a seguir alguns de seus marcos:

Leia mais

Mitos e Verdades sobre a Grafologia

Desde que iniciei a minha atuação com a Grafologia percebo durante cursos, palestras ou simples conversas sobre o tema que há muitos mitos e muitas verdades não conhecidas, ainda, sobre a utilização desta ferramenta.

É comum ouvir em processos seletivos orientações como: não pode escrever com letra de imprensa; não pode fazer rascunho; etc. Nas palestras e até em bate papos mais informais, as pessoas sempre levantam três questões: minha letra é muito feia, isso pode interferir na avaliação? Atualmente utilizo muito o computador e já não escrevo como antes, esta falta da prática pode interferir na análise? Vi num site que posso responder algumas questões e obter meu perfil grafológico, é verdade?

De fato, tudo que é de certa forma desconhecido, tende a ser submetido às avaliações subjetivas das pessoas que por vezes conhecem somente o que lhe é informado ou foi orientado quando da necessidade de realizar uma redação.

Leia mais

Grafologia – Ferramenta parceira do RH

A Grafologia analisa, estuda e interpreta o caráter e o temperamento das pessoas e além das suas diversas áreas de atuação, vem sendo utilizada crescentemente em RH, diante de sua aplicabilidade para seleção e desenvolvimento de pessoas.

Considerando a seleção a mais eficaz ferramenta para alimentar a Empresa com candidatos aptos, a identificação do profissional e a definição de perfis adequados contribuem na busca pelo prognóstico favorável de desenvolvimento. Desta forma, a Grafologia assume papel de poderoso instrumento, identificando com alto grau de fidedignidade as competências mais indicadas para os cargos em questão, tanto em áreas operacionais, comerciais e até mesmo oportunidade em áreas mais estratégicas.

Utilizada como instrumento complementar para enriquecer também o processo de desenvolvimento de pessoas na organização, a Grafologia vem aperfeiçoar as técnicas dos Recursos Humanos da empresa acarretando credibilidade e eficácia e permitindo a avaliação de potencial; identificação das competências a desenvolver; agilidade no processo e segurança na tomada de decisão.

Leia mais