Posts

Gestão do Conhecimento: papel do TI ou do RH?

Um assunto da moda é a Gestão do Conhecimento, mas no meio empresarial ninguém sabe para quem vai sobrar a batata quente. De um lado há o departamento de Recursos Humanos, que já tem toda a experiência na troca de conhecimento tácito, informal e de relacionamento. Do outro há o setor de TI, que sabe tudo sobre externalizar conhecimento, mapear processos, definir padrões e sistematizar procedimentos. E no final das contas, a Gestão do Conhecimento se torna um processo informal ou é deixado de lado completamente. De quem é a culpa, afinal?

Como diversos conceitos de administração, a Gestão de Conhecimento é um conceito empírico que requer prática e depende de tempo para se consolidar – e não tem fórmula correta! Pode dar certo de um jeito na empresa X e de um jeito completamente diferente na empresa Y. O que se percebe ao longo do tempo é que diversas iniciativas são ineficazes e uma delas é a segregação da responsabilidade por gerir o conhecimento. Mas o que é a Gestão do Conhecimento e para que serve? Vamos dar um passo de cada vez.

Leia mais