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TI e RH andando juntos

Como fazer para nos mantermos competitivos na economia atual, na era do conhecimento? A tecnologia é onipresente, mesmo nos mercados ainda nascentes, temos acesso instantâneo a informações e pessoas. De forma crescente, as empresas utilizam tecnologia como base para seus negócios – estudos apontam que mais da metade dos investimentos das empresas tem relação com tecnologia. E no caso de Recursos Humanos, a tecnologia ajuda em todos os processos, desde o recrutamento ao desligamento do profissional. E mudou drasticamente a forma como os colaboradores tem acesso aos dados do RH.

No entanto, ainda é um grande desafio enxergar a tecnologia como um meio de conectar pessoas em vez de afastá-las. A atuação conjunta de RH e TI vem sendo considerado elemento chave nas empresas por trazer o foco aos ativos mais importantes da organização: as pessoas.

TI e seu impacto nas funções de RH.

Vale olharmos para algumas tendências em tecnologias que podem impactar as práticas de RH. Gestores inteligentes serão capazes de antever estas mudanças e se adaptarem rapidamente. Os impactos de TI na gestão de pessoas pode se dar em diversas frentes, tais como:

  • Recrutamento e Seleção
  • Treinamento e Desenvolvimento (T&D)
  • Gestão de Desempenho
  • Carreira e Sucessão
  • Gestão de benefícios
  • Folha de pagamento e Planejamento de Pessoal

Recrutamento costuma ser um subsistema oneroso em termos de trabalho operacional. E as tecnologias de e-recrutamento baseadas na web estão disponíveis no mercado para apoiar e acelerar este processo. A maioria delas já se integra às principais redes sociais e podem se integrar a bases de currículos de terceiros, ampliando as possibilidades de buscas e filtros. Além disto, uma boa porta de entrada para o cadastro dos futuros colaboradores faz uma diferença e tanto, sobretudo se permitir a integração com LinkedIn ou outras bases de currículos, facilitando a vida do candidato ao evitar que ele repita todos os dados de formulários para se cadastrar para uma nova vaga. As principais vantagens das ferramentas de e-recrutamento são:

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Tecnologia para gestão de RH – parte 4

Processo de Aprovação junto à Diretoria.

Definição de Requisitos.

Como abordados nos artigos anteriores, estamos tratando de uma situação em que iremos empregar recursos tecnológicos para resolver um problema de negócio ligado à gestão de pessoas. E nesta etapa, precisamos definir o que de fato é este problema e o que a solução que buscamos deve abranger. Tecnicamente, chamamos isto de definição de requisitos.

Requisitos não se limitam à definição simples, em uma ou duas frases, da solução de um problema. Simplificar o problema desta forma vale para uma visão de alto nível, mas pode gerar uma grande dor de cabeça, pois se está sujeito a interpretações variadas de como proceder aos detalhes. O que irá acontecer é que diversos requisitos ficarão “escondidos” e não se terá condição de fazer a escolha de forma adequada. Portanto, vamos primeiramente definir o que deve ser abrangido quando falamos sobre requisitos.

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Tecnologia para gestão de RH – parte 3

Processo de Aprovação junto à Diretoria

Assim como qualquer projeto corporativo, a escolha de soluções de tecnologia para gestão de RH deve passar por um processo de justificativa e aprovação orçamentária para que seja posto em prática. O objetivo deste artigo é traçar parâmetros para organizar a forma como esta justificativa é apresentada e alinhar a comunicação entre o RH e a Direção da empresa.

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Tecnologia para gestão de RH – parte 2

Identificando Necessidades de Tecnologia

No linguajar tecnológico, estamos tratando de Análise de Requisitos. Isto significa nada mais, nada menos, que tratar de forma sistemática o levantamento de nossas necessidades. Quem lida com tecnologia conhece mil e uma metodologias para fazê-lo. Quem lida com RH sabe o que precisa, mas em geral não conhece como traduzir isto para modelos que os tecnólogos entendam. Daí temos um problema sério: RH pede uma coisa, TI entrega outra. A triste realidade é que este empasse acontece em muitos outros cenários, não somente de RH. Mas como estamos tratando de gestão de pessoas, vamos focar nestes casos.

Identificar necessidades envolve não somente analisar a maneira mais eficaz de solucionar um problema existente no negócio, mas, sobretudo, justificar sua solução empregando os recursos que se tem em mente. Muitas vezes definem-se o problema, a razão pela qual ele deve ser resolvido e os recursos que se deseja para resolvê-lo, mas a posição do gestor ou da alta direção é manter o problema como está ou utilizar os recursos que já estão disponíveis para solucioná-lo. Algo como “você está pensando em usar um canhão para matar formigas”. Neste caso, por exemplo, erra-se na visão do negócio e planejamento e não necessariamente na identificação das necessidades.

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Tecnologia para gestão de RH

Um guia rápido para escolha de soluções – Introdução

Não foi isto que solicitamos. O sistema está muito lento. O relatório que pedimos não é bem assim. Não consigo obter informações sobre treinamentos por mês, somente por ano. Onde estão os dados históricos de há 5 anos? Nosso fornecedor de sistemas faliu, teremos que substitui-lo, pois seu software será descontinuado.

Estes e outros problemas fazem cada vez mais parte do cotidiano corporativo. A Tecnologia da Informação está cada vez mais presente em nossas vidas, até onipresente, considerando o mundo corporativo. A área de Recursos Humanos naturalmente não escapou desta invasão. E ao que parece, até hoje não se adaptou por completo às mudanças trazidas.

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