Criatividade e Resiliência por Paulo Roberto de Souza

Criatividade e Resiliência: Como Inovar e Superar Adversidades

Resiliência…

“Os líderes aprendem ao exercer a liderança, e aprendem melhor ao liderar frente à obstáculos. Assim como as intempéries moldam as montanhas, os problemas moldam os líderes.” (Warren Bennis)

Por pior ou melhor que sejam as situações que enfrentamos, é certo de que tudo passará. Então nos cabe ficarmos atentos à jornada, atentos a como percorrer os caminhos, pois isto é que definirá os estados físico e emocional que se chegará ao final.

Muito esforço e energia é investido para que desafios sejam superados, adversidades vencidas ou padrões refeitos. Mas, dependendo de como este trajeto aconteça, em relação à qualidade dos relacionamentos interpessoais, do controle emocional, da moderação e da satisfação de cumprir cada etapa do caminho, o término de um objetivo ou de um projeto, mesmo que atingido, pode não ser algo significativo.

Por vezes, mesmo à frente de uma grande conquista, nem mesmo comemoram-se os resultados.

A esta altura da subida, não se trata mais de conseguir resultados a qualquer custo. A sustentabilidade é medida pelas respostas às perguntas:

1.Qual o preço que está sendo pago para realizar tal tarefa ou cumprir o objetivo? Quem está sendo afetado negativamente além de mim?

2.Por quanto tempo consigo manter-me agindo de maneira a afetar negativamente a mim e aos envolvidos?

Esta reflexão requer ações práticas para adequar cada vez mais nossa atuação frente a vida. Perseguir objetivos, enfrentar desafios, cumprir missões, aproveitando ao máximo a experiência, aprendendo com os acontecimentos e adequando o rumo.

Paul Stoltz desenvolveu um modelo para apoiar as pessoas a desenvolverem a capacidade de resiliência, para que possa enfrentar as diversas adversidades que enfrenta-se na rotina diária.

criatividade-e-resiliencia-1Em média somos expostos a 23 adversidades por dia, desde problemas no trânsito, emergências na empresa ou com a família. A previsão é de que o mundo fique ainda mais caótico e que as adversidades continuem a acontecer e se não estivermos equipados interna e externamente para saber lidar com esta realidade, o primeiro passo é procrastinar as decisões, deixando o que precisa ser feito para depois, podendo fazer com que, com o tempo, desista de seus objetivos e sonhos mais inspiradores e importantes de sua vida.

Frente às adversidades você pode desistir e voltar atrás, interromper a escalada e encontrar um bom loca para acampar ou seguir em frente, preparado para enfrentar o que for necessário.

Não sei qual é o seu caso, em que situação se encontra, mas posso te antecipar que, se for seu desejo, você pode escalar rumo a seus objetivos. Mas talvez seja necessário se equipar para a escalada, valer-se de estratégias e técnicas que facilitarão seu caminho.

As pessoas são dotadas de enorme potencial que, ao saber utilizá-lo, pode conseguir realizar mais e de maneira cada vez melhor. Fazer acusações, reclamações, fugir às responsabilidades, ter aversão a risco e resistência à mudança são comportamentos que o farão desistir ou em alguns casos a regredir.

Os incansáveis na escalada da vida são imunes às adversidades pois são persistentes, produzem resultados e se recusam a aceitar derrotas por muito tempo. Motivados por desafios, enfrentam mais adversidades que os outros, aprendem com cada dificuldade, adaptam-se, crescem e evoluem.

criatividade-e-resiliencia-2Manter o controle sobre si mesmo e sobre as situações a seu redor, assumir a responsabilidade pelo que é preciso ser feito, tendo clareza do real tamanho e proporção das dificuldades e ter clareza sobre as consequências positivas de suas realizações são chaves para que domine a si mesmo e aproveite o máximo de seu potencial e entregue o seu melhor.

0 interações

Deixe seu comentário

Quer compartilhar suas ideias?
Contribua!

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *