Perfil

Ana Silvia Matte

Nossa galeria de perfis foi enriquecida com o perfil de Ana Silvia Matte uma referência e inspiração para os profissionais de Recursos Humanos.

Abaixo vamos conhecer detalhes da  carreira profissional, o que  pensa e do que  gosta esta gaúcha de Porto Alegre que em 2011 recebeu o titulo de cidadã do Estado do Rio de Janeiro, através da Medalha Tiradentes, comenda máxima conferida pela Assembléia Legislativa do Estado.

Formação

Advogada (UFRGS), natural de Porto Alegre, pós-graduada em Recursos Humanos (PUC/RJ) e MBA EXEC (PDG/RJ), 54 anos. Em 2012, concluiu o Programa de Gestão Avançada – PGA no Insead, França.

Carreira como Executiva

Após iniciar sua carreira  na advocacia trabalhista, nos últimos 25 anos dedicou-se à área de RH, com relevante atuação na condução de diretorias no Jornal do Brasil, CSN, Sendas e Telsul. Participou nessas companhias em processos de renovação da cultura empresarial e criação de uma mentalidade gerencial inovadora e focada em resultados. Em 11 de agosto de 2006, foi eleita Diretora Estatutária de Gente da Light, posição que desempenhou até março de 2012, quando apresentou sua renúncia para fundar sua própria empresa, Ana Silvia Matte Consultoria em Gestão Ltda.

Em março de 2012, foi eleita pelo Conselho de Administração da Light, membro do Comitê de Remuneração da NESA (Usina de Belo Monte), e mantida como representante da Light no Conselho de Curadores da FUNCOGE e também como membro do CRH da Renova Energia

Empresa onde trabalha e cargo: Ana Matte Consultoria – Diretora

www.matteconsultoria.com.br

Um Livro de cabeceira: qualquer um do Fernando Pessoa (ou um de seu heterônimo, Alvaro de Campos).

Um filme: “Nosso amor de ontem” (The way we were) com Barbra Streisand e Robert Redford.

Um esporte: Tenis

Você possui algum hobby? Qual? viajar, de preferência em épocas de cidades que promovem grandes torneios de tênis (nota: desde que Federer seja um dos competidores…)

Um lugar no mundo: os Alpes Suíços.

Uma qualidade: voltar atrás, rever posições que pareciam, em um primeiro momento, “cristalizadas” (isso, depois dos 50 anos, claro..)

Um defeito: ser passional demais, quando se trata da defesa da empresa/cliente.A camisa não precisaria ser como uma “tatuagem”…

A maior invenção do homem: a Internet.

Filosofia de vida: tentar viver o hoje.

Como entrou no mercado? Através de um anúncio de emprego, para a seleção de “assessor de rel trabalhistas”, para o Jornal do Brasil.

Inspiração profissional: nossa querida prefeita olímpica Rio 2016, Maria Silvia Bastos Marques.

Se pudesse atuar em outra área, qual seria? Relações com Investidores.

O pior inimigo no trabalho: é a falta de transparência nos ambientes corporativos. Isso fomenta o disse-me-disse e é um grande sugador de produtividade.

Uma frase: “Tudo vale a pena se a alma não é pequena…” F. Pessoa

Um funcionário satisfeito é: Aquele que tem acesso à informação por vias institucionais. Não quando obtida via “rádio corredor”.